top of page

A AUTORREFLEXÃO COMO QUEBRA DE PARADIGMAS: uma atribuição à cerca do pensamento filosófico


Uma das grandes indagações em torno daquilo que seria a Filosofia, consiste no desenrolar de estratégias que permitam o indivíduo adquirir autonomia diante dos fatos sociais existentes. Nesse pressuposto, só se compreenderá os aspectos de filosofar, a caso sejam quebrados os paradigmas que rodeiam os seres humanos, permitindo-os de superarem suas limitações em busca de seus respectivos desenvolvimentos pessoais.


Desse modo, ao olharmos o Mundo dentro de um aspecto taciturno, percebe-se apenas os fatores que compõem a matéria (no sentido físico), sendo necessária a busca pela continuidade dos fatores apresentados, na expectativa de se ter uma atribuição transcendental dos fatores, tal como pode ser constatado a partir do momento em que metaforicamente se quebra uma janela de vidro, que antes impedia o ser humano de ver o Mundo em sua totalidade, na específica pureza dos detalhes constituintes da matéria.


Nesse sentido, a Filosofia e o seu respectivo ato de filosofar, não poderia ser meramente classificada (conceituada), mas sim, a mesma poderá, em âmbito geral, ser compreendida como a ação do ser humano em superar os seus limites pessoais, gerando inquietações capazes de proporcionar questionamentos (autorreflexão), que porventura, serão possivelmente esclarecidos com a quebra paradigmática, tal como a Alegoria da Caverna segundo Platão. Sendo assim, ao haver tal quebra, a mesma deixa de se apresentar como ato filosófico, sendo agora, um conceito estabelecido (síntese) em busca de novas possíveis intervenções (antítese ou novas atitudes filosóficas).


Portanto, a partir do princípio analítico do supracitado texto, a Filosofia é a transposição e superação dos fatos, sendo um olhar clínico sobre um determinado fator em busca de sua transcendência.

 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

...

E AÍ?

Contribua com a evolução da Ciência!

Não deixe para a última hora! Veja todos os itens deste site, analise as regras de publicações e submeta os seus trabalhos. Contamos com você!

Calendário das publicações

1

Trimestre 01 - Jan/Abr

 

Fevereiro, 05 - 2016.

2

Trimestre 02 - Mai/Ago

Maio, 20 - 2016.

CONTATO

43 Yoel Zusman Street

217158831

Jerusalém, Israel

e-Mail: smte@r7.com

 

Editor-executivo:

José Ribeiro da Silva Júnior, Prof. Dr. H. c. mult.

e-Mail: josersjunior@r7.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
3

Trimestre 03 - Set/Dez

Setembro, 07 - 2016.

© 2015 - 2016 by Science Magazine of Talmudic Education. - Site criado por Wix.com

bottom of page