top of page

Sobre Escolhas



Li um texto do Ivan Martins intitulado “Dedo Podre”. Fala especificamente sobre as escolhas frustradas de parceiros e o que pode levar a elas, o chamado “dedo podre”,mas se analisarmos as considerações feitas por ele, pode-se perceber que esse dedo está presente também nas nossas escolhas envolvendo: estudo, trabalho, amizades e situações da vida em geral.


Há sempre um padrão de decisões errôneas, uma atração inexplicável e inconsciente pelo conhecido, o “amigo” sofrimento, uma autossabotagem. Chega um momento que o sentimento de frustração parece ser maior do que tudo e então começamos a achar culpados, dar desculpas e nos justificar. Porque é sempre mais fácil apontar os agressores: é um(a) chefe ruim, é um(a) namorado(a) infiel ou é um(a) péssimo(a) amigo(a), do que assumir uma posição diferente e impedir e dar fima ação, assumir outra postura.


É preciso ter atitude para nos posicionarmos na vida, consciência de quem somos e o que queremos, conhecimento de nossas capacidades e amor-próprio. E é claro que esses ingredientes não são fáceis de conseguir, pois viver não é uma receita de bolo, mas mesmo não sendo fácil, é preciso colocar a mão na massa.


É a falta desses itens que nos leva a não assumir a nossa liberdade de escolha, passar o direito de decisão à outra pessoa ou não assumir consequências, oque é agir de máfé, sendo assim, não temos direito à reclamações.


É difícil parar esse ciclo vicioso guiado por esse dedo desorientado, mas não impossível. A tomada das rédeas nos fortalece e quando estivermos no controle, firmes e fortes, deixaremos de ser uma vítima de nós mesmos, dos impulsos cegos.


REFERÊNCIA


MARTINS, Ivan. Dedo podre. Coluna de 12 Fev. 2014. Disponível em: <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ivanmartins/noticia/2014/02/bdedob-podre.html>. Acesso em: 01 Fev. 2016.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

...

bottom of page